sábado, 4 de fevereiro de 2012

CANSA

Hoje é 01 de fevereiro de 2012. Primeiro dia, após o prazo final ( 31/01 ) para a confirmação das inscrições para o torneio inter equipes de sinuca 2012.
Foram mais de 20 dias para a confirmação de participação, ou qualquer retorno referente ao convite enviado. 
Muitos se manifestaram a favor de participar do torneio, poucos confirmaram a participação, outros tantos nem retornaram agradecendo o convite, mas nenhuma equipe, digo, nenhuma, efetuou o pagamento da taxa de inscrição, a qual é revertida para a aquisição de troféus, premiações e despesas com alimentação de todos os participantes do evento.
Com excessão à alimentação, que é paga durante a realização do torneio, através de acordo com o restaurante da AABB, as demais premiações são pagas no ato da encomenda, por se tratarem, no caso dos troféus, produtos personalizados, onde havendo desistência por parte do comprador, o produto não tem utilidade p/ outro possível comprador.
Para a realização do torneio, contamos com as taxas de inscrição para adquirir tais produtos, visto não termos colaboradores ou patrocinadores, ficando a despesa total do evento por parte das taxas de inscrições recolhidas.
É muito fácil criticar eventos, organizadores e até mesmo federações, mas é preciso ter auto crítica e verificar o que, cada um de nós, faz em prol do esporte, mais própriamente a sinuca.
Exemplo maior está aqui. Temos locais para a realização de torneios, pessoas que abrem mão de finais de semana, que podem estar junto de seus familiares, ou ocasiões festivas, mas infelizmente não existe, por parte da maioria dos convidados, qualquer consideração com tudo isso que foi descrito.
No meu caso, são vários anos de dedicação para um esporte, onde todos que estão recebendo este e-mail, sem excessões, praticam pelo menos uma vez por semana, participam de torneios ou até mesmo buscam aperfeiçoamento profissional, para que o mesmo não entre em decadência e seja colocado às margens do desporto nacional.
Entra ano e sai ano, começa torneio e termina torneio e as dificuldades são as mesmas. E vêem da parte para qual os torneios são totalmente voltados e maior interessada. " Os participantes ".
Se vamos assistir um espetáculo, se não comprarmos o ingresso antecipado, corremos o risco de não podermos entrar.
Se não compramos o ingresso antecipado de uma final de campeonato de futebol, nem adianta irmos assistir.
Se não nos inscrevermos dentro do prazo, não podemos participar de uma São Silvestre.
Se não compramos um pacote antecipado da F1, não haverá lugar para nós no dia do evento.
E sempre corremos para garantir nossos lugares.
Então pergunto. Por quê  os torneios que são realizados também não têm o mesmo tratamento, respeito ou consideração como os acima descritos?
Infelizmente sou apenas um, remando para um lado, enquanto muitos remam para outro.
São incansáveis ligações realizadas, mensagens e e-mails enviados além do corpo a corpo com possíveis participantes dos torneios, onde o retorno, quase sempre é o mesmo.
São anos de dedicação, numa cidade onde a sinuca praticamente não existia e que hoje é referência deste esporte não só no estado de São Paulo, mas em outros estados também, onde possuímos ranking, diversos torneios durante o ano, entre eles o SP-Nordeste que está indo para sua 14a edição, calendário anual pré estabelecido, etc...
Possuímos um site, o qual foi estímulo para outros tantos que seguiram o exemplo, como é o caso do sinucabc, hoje um dos mais visitados da categoria.
Também colocamos em prática, desde 2004, a atual regra utilizada nos principais torneios oficiais de sinuca, onde aboliu-se a bola retornável, colocando-se a free ball em seu lugar, promovendo uma outra dinâmica ao jogo, sem modificar a regra internacional em sua essência.
São Carlos foi a primeira cidade do interior do estado, a realizar um torneio na regra internacional ( 1996 ), onde a mesma é adotada desde então.
Tudo isso, idealizado por mim.
Mesmo após muitos leigos dizerem que inventei essa regra para vender bolas para os clubes, mesmo dizendo que quando eu arrecadava alimentos como taxa de inscrição, para ajudar algumas famílias ou entidades, tais produtos eram para minha subexistência ou para revender para supermercados,  não me deixei  abalar e sempre, em meio várias críticas, algumas delas construtívas, mas a maioria no intuíto de me afastar, não digo do comando, mas da frente da promoção da sinuca, procurei dar o máximo de mim para a realização e promoção de diversos torneios no decorrer desses anos.
Não vivo de promoções de torneios, como muitos pensam,  mesmo porquê, se vivesse, com certeza estaria passando fome. Trabalho com vendas e viajo a semana toda. Mesmo assim, tento conseguir tempo para me dedicar à promoção e organização dos torneios, assim como atualização constante de nosso site, o que exige tempo e dedicação.
Infelizmente, devido tal falta de interesse, ou até mesmo consideração, sinto que é hora de parar, portanto, caso não haja confirmação por parte das equipes que se mostraram interessadas em participar do inter equipes 2012 até a próxima segunda feira ( 06 ), o referido torneio será cancelado, assim como o calendário esportivo préviamente divulgado.
Peço desculpas pelo desabafo, mas são vários anos brigando contra tudo e contra todos, porém, existe uma minoria que merece todo meu respeito e agradecimento por todos esse anos em que estivemos juntos nesta empreitada.

Mais uma vez obrigado pela atenção dispensada,

Alex

Nenhum comentário:

Postar um comentário