quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DIREITO A RESPOSTA

Direito de resposta, sobre o artigo publicado na revista veja em 06 de dezembro de 2014, pelo jornalista Rodrigo Constantino em sua coluna, sob o título “Que Sinuca de Bico! Os intervencionistas não têm limites” onde cita a Federação Paulista de Sinuca e Bilhar.

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/legislacao/que-sinuca-de-bico-os-intervencionistas-nao-tem-limites/

A FEDERAÇÃO PAULISTA DE SINUCA E BILHAR, estabelecida à Rua Américo Brasiliense no 2065 – Chácara Santo Antônio – CEP 04715-004 – São Paulo - SP, fundada em 04 de outubro de 1979, inscrita no CNPJ(MF) sob no 51.727.733/0001-63, é a entidade Estadual de administração do desporto, constituindo-se em uma Associação Civil de Direito Privado sem fins econômicos, de acordo com o art. 217 da Constituição Federal/88 regulada pelos preceitos emanados na Lei 9.615/98 e respectivas alterações, Leis 10.406/02 e 11.127/05, tem como finalidades: administrar, difundir, e incentivar o esporte da Sinuca e Bilhar em todas as categorias no Estado de São Paulo, assim como regulamentar, organizar, orientar, fiscalizar, promover, dirigir ou controlar os campeonatos, festivais, torneios, demonstrações, simpósios, cursos, estágios e demais atividades de âmbito Estadual, prestando aos filiados, atletas e praticantes a assistência necessária ao fomento do desporto. A Federação Paulista de Sinuca e Bilhar, é constituída pelas entidades de prática desportivas, dentre elas, os clubes sociais hoje filiados quais sejam: Club Homs, Associação Atletica Banco do Brasil, Associação Brasileira a Hebraica, C.E.I.B Macabi, Clube Atlético Indiano, Clube Atlético Ypiranga, Clube de Campo São Paulo, Clube Paineiras do Morumbi, Esporte Clube Sírio, Movimento Expansão Social Católica(MESC), Saint Moritz Country Club, Tênis Clube Paulista. A Federação organiza e promove mais de vinte eventos anuais de seu calendário, em sua sede e nos clubes filiados, nas categorias masculino e feminino, tem mais de 500 atletas associados. A Federação Paulista de Sinuca e Bilhar, é filiada a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, entidade máxima do esporte no Brasil, que organiza e promove os eventos Nacionais e Internacionais, ligada as seguintes entidades: IBSF - International Billiards and Snooker Federation World Snooker Association e Confederação Panamericana de Bilhar. 
Sobre Projeto de Lei 01-00372/2012, de autoria do nobre Vereador Goulart(PSB), que disciplinará as atividades desportivas de bilhar e sinuca e estabelece normas gerais para sua prática no âmbito do Município de São, temos a esclarecer:
Sinuca é um jogo de mesa, taco e bolas praticado no Brasil, e constitui uma variante do pool (jogo de bilhar), um jogo de mesa inventado no ano de 1875 na Grã-Bretanha.
A sinuca é seguramente um dos esportes mais praticados no Brasil, é difícil não encontrar em um bar ou restaurante, condomínios, clubes sociais e residências de médio e alto padrão, uma mesa retangular, com bolas coloridas e tacos retilíneos espalhados sobre o pano verde. Estima-se que exista aproximadamente mais de 3 milhões de praticantes de Sinuca só Estado de São Paulo. 
A Sinuca foi reconhecida como esporte em sessão realizada em 29.02.88 o Plenário do Conselho da Confederação Nacional de Desportos - CND, na gestão do seu então Presidente Sr. Manoel José Gomes Tubino, a sinuca foi finalmente elevada à categoria de esporte oficial, pela Resolução nº 07/88, publicada no Diário Oficial da União em 03.03.88. Em Fevereiro de 1998, em Nagano no Japão, o COI reconheceu definitivamente o bilhar como modalidade olímpica, abrindo assim, a possibilidade de participar nos Jogos olímpicos a partir de 2004 em Atenas.
A Federação Paulista de Sinuca e Bilhar, tem interesse em que a modalidade “Sinuquinha” jogada nas mesas pequenas tenha sua regra normatizada e seus equipamentos padronizados, de forma a propiciar a melhor prática do esporte da sinuca e bilhar.
Federação Paulista de Sinuca e Bilhar, não tem interesse na relação comercial entre os donos de estabelecimentos comerciais e os locadores de mesas de bilhar e sinuca. 
A Federação Paulista de Sinuca e Bilhar desconhece e repudia qualquer ação fiscal nos estabelecimentos comercial possuidores de mesas de sinuca e bilhar, que possa culminar em práticas escusas.
A despeito de conhecer as necessidades da população nas áreas da educação, saúde, segurança entre outros direitos, o esporte da sinuca precisa ser normatizado, e atender as regras para sua prática, assim como a melhoria de seus equipamentos.
 Federação Paulista de Sinuca e Bilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário